Você sabe que aqueles dias estão chegando quando aquela dorzinha insuportável começa né?! E quando você já está naqueles dias, ela ainda teima em continuar. Por isso muita gente tem medo de comer ou fazer certas coisas. Mas, por que sentimos cólica? A resposta é simples, o seu útero está se contraindo para expulsar o fluxo menstrual. Em algumas meninas a dor é forte, bem embaixo da barriga. Já em outras é mais um desconforto que vem das costas para frente, mas tudo isso é cólica.
Vamos direto ao ponto, o que é verdade e mito, o que pode ou não pode fazer pra te ajudar nesses dias.
Remédios aliviam a dor?
Verdade, mas não pode ser qualquer remédio. Procure seu ginecologista e ele lhe passará o melhor pro seu caso.
Fazer ginástica alivia a cólica?
Verdade, se exercitando seu organismo libera hormônios que ajudam a aliviar a tensão, e isso acaba diminuindo essa dor. Por isso, mesmo que esteja menstruada vá a academia, ande de bicicleta, caminhe, se exercite.
Sair descalça piora a cólica?
Mito, isso é coisa da vovó.
Tomar anticoncepcional melhora a cólica?
Verdade, o uso da pílula faz com que você não ovule, e, assim o endométrio deixe de produzir em excesso uma substância chamada prostaglandina, uma das causas da cólica menstrual.
Lavar a cabeça, piora a cólica?
Mito, mais uma da vovó. Não se preocupe, pode lavar a cabeça quantas vezes quiser.
Colocar bolsa de água quente na barriga ajuda?
Verdade, ajuda e muito. O calor aumenta a dilatação das paredes do útero, facilitando a liberação do óvulo e das paredes do endométrio.
Na adolescência a cólica é pior, isso ocorre porque o fluxo do sangue costuma ser maior, assim como a produção de prostaglandina. Outra coisa que aumente, você ainda não tem vida sexual ativa e seu colo de útero ainda esta fechado, e isso faz com que ele tenha que fazer mais movimentos para liberar a menstruação. Agora, se sua cólica é constante e dói demais, procure seu ginecologista, ele saberá lidar melhor com a situação, já que essa é sua especialidade.